Solicitar um agendamento

O que é Melasma?

Antioxidantes
06 Fev 2023
Compartilhe
Compartilhe
O que é Melasma?

O melasma é o surgimento de manchas castanho-escuras ou marrom-acinzentadas na pele devido à produção excessiva de melanina. O melasma no rosto é mais frequente, mas também pode aparecer em áreas do corpo mais expostas ao Sol. A condição é mais comum em mulheres e pode estar relacionada ao uso de anticoncepcionais, gravidez e exposições solares. Para identificar se uma mancha é ou não melasma, procure um dermatologista.

Qual é a causa do melasma?
O melasma não tem uma causa definida. No entanto, são diversas razões que podem desencadear ou piorar o surgimento do melasma, como:

A exposição ao Sol, pois a luz ultravioleta estimula os melanócitos (que produzem os pigmentos de cor da pele, a melanina)
As mudanças hormonais causadas pela gravidez
O uso de pílulas anticoncepcionais e outras medicações, como repositores hormonais
Algumas doenças, entre elas as endocrinopatias, como os distúrbios da tireoide
Produtos cosméticos para o tratamento da pele que acabam por irritá-la podem piorar os episódios de melasma
Predisposição genética.

Tratamento

Como tratar melasma?
Os tratamentos para melasma costumam variar. Confira quais são as opções que auxiliam a tratar a condição e saiba como tirar melasma do rosto: 

Protetor solar
O uso de filtros solares ajuda a estabilizar os benefícios do tratamento e é essencial para se proteger contra a exposição ao Sol. O produto deve ser aplicado em quantidade generosa e, de preferência, com fator de proteção (FPS) mínimo de 30 e que ofereça proteção contra os raios ultravioleta A (UVA) e ultravioleta B (UVB). 

Cremes clareadores
Para ajudar na remoção das manchas podem ser utilizados cremes clareadores de uso contínuo à base de: hidroquinona, ácido glicólico, ácido retinóico, arbutin, cisteamine e ácido azelaico, entre outras substâncias. Vale ressaltar que o método não funciona em todos os pacientes e alguns resultados podem demorar até dois meses para aparecer. 

Terapia transepidérmica
Essa técnica, associada à radiofrequência e ao ultrassom, auxilia na penetração de ativos e permite que produtos como ácidos, clareadores e antioxidantes alcancem a camada mais profunda da pele, levando ao clareamento da mancha. 

Laser fracionado não ablativo
Indicado para a remoção de manchas, inclusive melasma, produz milhares de pequenas ilhas de tratamento no rosto do paciente. A grande vantagem é que esse efeito "fracionado" permite que a pele se recupere muito mais rapidamente do que se toda área tivesse sido tratada de uma só vez, como acontece nos tratamentos a laser mais comuns e nos peelings químicos e físicos.

Laser fracionado ablativo
Esse tratamento é um pouco mais agressivo e utiliza os lasers de CO2 ou Erbium, que possuem grande afinidade pela água e que são capazes de eliminar ilhotas de pele. No caso do melasma, é usado em doses muito baixas para fazer miniperfurações na pele e permitir a entrada de medicamentos clareadores.

Laser Q-Switched
Inicialmente desenvolvido para remoção de tatuagem, a diferença para os demais é que esse tipo de laser emite raios muito rápidos, o que possibilita lesar apenas as células sem danificar o tecido adjacente.

Fonte: Minha Vida